A pele é o ponto de partida de uma maquiagem perfeita. Quanto mais natural e uniforme ela parecer, melhor.
Para isso a escolha correta para base, corretivo, pó e blush é fundamental.
Bom, primeiro precisamos saber qual é o seu tipo de pele.
Oleosa: esse tipo de pele brilha logo pela manhã, pois as glândulas sebáceas produzem muita oleosidade durante o sono. Além de poros dilatados e brilho constante, pode ter cravos e espinhas. Para que sua pele fique bonita e não brilhante, escolha produtos com fórmulas livres de óleo, texturas leves à base de água ou em creme com acabamento em pó.
Mista: Uma das mais comuns no Brasil, a pele mista é conhecida pela oleosidade na chamada zona T - testa, nariz e queixo – e ressecamento nas laterais do rosto. Então, os produtos livres de óleo e com textura leve, como os líquidos, mousse ou à base de água, são ideais para deixar sua pele com aparência uniforme e equilibrada.
Normal: É a pele perfeitamente equilibrada (sonho de toda mulher!): macia, uniforme e sem manchas, não é oleosa e nem seca demais (quem me dera!!!). Todos os tipos de produto combinam com ela, os com textura líquida, cremosa, em mousse ou em creme com acabamento em pó.
Seca: mais comum depois dos 40 anos, é opaca, tem menos elasticidade e pode ter linhas finas e rugas. Seu grande problema é a menor atividade das glândulas sebáceas, que regulam a oleosidade e a hidratação natural da pele. Evite os produtos com acabamento em pó ou limite-o apenas a zona T, e prefira as fórmulas líquidas ou mousse para realçar o brilho da sua pele.
Outra questão que você deverá levar em conta na hora de escolher a textura da sua maquiagem é o tipo de cobertura que você deseja.
As bases líquidas proporcionam cobertura mais suave, quase translúcida, ideal para quem deseja uma cobertura mais natural e para mulheres que possuem uma pele saudável, sem muitas manchas, espinhas e marcas.
As bases cremosas possuem uma cobertura mediana, porém é possível regular o nível de cobertura de acordo com a aplicação, espalhando bastante ela ficará mais leve.
Já as duo bases (base e pó) e pancakes (base, corretivo e pó) cremosos ou não, possuem cobertura total. Esse tipo de produto é ideal para ser usado à noite ou para tirar fotografias pois é o que deixa a pele o mais próximo possível da perfeição.
A maquiagem sempre deverá neutralizar e harmonizar a pele e nunca destacá-la demais. O segredo da maquiagem está justamente em ficar o mais natural possível. Por isso é importante conhecer bem a sua pele para saber escolher e usar os produtos certos e a cor certa.
Lembrem que a base deve ser testada no rosto e deve ficar igual a cor do seu rosto sempre, nunca mais clara ou escura. Então, nunca, jamais, testem a cor no dorso da mão ou punho.
Para quem possui pele amarelada: Esse tom de pele será neutralizado por produtos que possuam pigmentos alaranjados ou beges.
Para quem possui pele esverdeada/oliva (Eu!): O ideal é usar bases e corretivos com pigmentos beges ou amarelos.
Para quem possui pele rosada: Bases e corretivos com pigmentos amarelos irão neutralizar a vermelhidão da pele.
Pele Negra: Quem possui esse tom de pele deverá ter mais cuidado, pois além da tendência à oleosidade, alguns produtos poderão deixar a pele acinzentada ou opaca demais. O ideal é escolher bases e corretivos meio tom mais claro que a cor natural da pele. Opte por tons levemente alaranjados ou rosados e evite aqueles que possuem pigmentações amarelas ou verdes.
Outra maneira fácil de verificar isso é da seguinte forma: quem tem pele branca ou morena e fica vermelha com facilidade, quando se expõe ao sol, deve escolher uma base com tom rosado. Já quem se bronzeia facilmente, é mulata ou negra dê preferência a base com tom amarelado.
Espero que eu tenha ajudado!
Bjks e bom final de semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário